terça-feira, 13 de setembro de 2011

Ate quando posso esperar

Uma das mais aflitas questões ligadas ao amor apareceu em um comentário aqui. Até quando esperar por alguém? B.H.Y.S. é apaixonada por um cara que já demonstrou interesse por ela. Só que ele está vivendo um momento delicadíssimo: a ex-caso dele está grávida e ele está abrindo uma empresa. Mesmo assim uma vez ele disse que ia lhe chamar para sair. O tempo passou e nada. Daí o cunhado de B.H.Y.S. tentou dar um empurrãozinho fazendo insinuações. Ela ficou sem graça com a situação e mandou uma mensagem para o ser amado pedindo desculpas, dizendo que não gostava de forçação de barra e que esperava que as coisas entre eles acontecessem naturalmente. A resposta foi que ela não ligasse para o ocorrido, já que ele também não tinha ligado, pois estava focado nos negócios e, no momento, o tempo livre que tinha era para “esfriar a cabeça”. Ela interpretou isso como um fora, mas, mesmo assim, se questiona se deve ou não desistir. 
 
Oh, céus, será que ainda devo esperar?
Invés de tentar adivinhar o que ele quer da vida, vou propor um exercício diferente. Como é uma pessoa apaixonada? Homem ou mulher, uma pessoa realmente a fim se comporta de que forma ao receber um sinal positivo de quem ama? Fica que é uma urgência só, não é mesmo? Quando a gente quer de verdade a companhia de uma pessoa, quando amamos, ah, não tem cabeça quente que impeça de ficarmos juntos. Aliás, buscamos a pessoa amada justamente para aliviar as tensões dos perrengues da vida.
Pode ser que numa situação muito específica um homem considere que não dá para assumir compromisso para valer por que está atordoado com problemões. Abrir um negócio e se enrolar em dívidas ou terminar um namoro e descobrir que a ex está grávida deve ocupar bastante espaço da cabeça de um cara. Mas estas são complicações assimiláveis, elas se resolvem com o tempo. Ele até pode te pedir para esperar, mas ele tem que deixar claro que também está esperando pelo momento de ficarem juntos. Se ele falou isso uma vez e nunca mais tocou no assunto é improvável que este seja um projeto na mente do rapaz.
 
A musa Gisele passou por perrengão parecido com o da leitora. Logo que começou a namorar Tom Brady a ex dele descobriu que estava grávida. Mas a notícia não abalou o romance e hoje ela é casada, mãe de um filho dele e uma madastra amorosa para o enteado...
Esperaria a vida inteira por um amor fortemente correspondido e drasticamente impossibilitado. Não por qualquer amor. Primeiro, repito, ele tem que ser correspondido. Esperar por quem não te ama para quê? Para caso a pessoa um dia mude de opinião? Hum… não me parece valer a pena. E a impossibilidade tem que ser das bem impossíveis mesmo, tipo ele ser seqüestrado pelas FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Ai sim dá para aceitar que ele te ama e não está com você porque não pode, oras, pois está preso em cativeiro no meio da floresta.
Voltando aos antigamentes, acho que também esperaria por um amor se eu ou ele tivesse sido obrigado a casar com outro alguém. Tipo “O Amor nos Tempos do Cólera”, sabe? O livro do Gabriel Garcia Márquez virou filme com Javier Bardem e Fernanda Montenegro no elenco. A história é justamente esta, de um homem que espera sua amada por toda a vida. Claro que ele transa com centenas neste meio tempo, mas isso é um detalhe na história, o fato é que ele a espera até o fim. Ou seja, uma pessoa pode ser impedida de viver um amor, mas ninguém abre mão por espontânea vontade de viver um amor correspondido. Se não toma atitude é porque não quer tanto assim. Falta de dinheiro não é desculpa – ou não deveria ser. Para beijar na boca não é preciso um tostão, só vontade dos dois lados. B.H.Y.S, você se importaria se ele te levasse para tomar um sorvete ou comer um cachorro quente na esquina? Se você gosta mesmo dele, aposto que não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário